segunda-feira, 11 de julho de 2011

6 ameaças à sua marca no ambiente digital


Por MARIO TEIXEIRA
Após postar sobre as estratégias de web marketing, resolvi também comentar sobre as "ameaças"  que podem provocar danos graves à sua reputação no ambiente virtual.

Ao mesmo tempo em que a internet amplia a visibilidade das empresas, dando oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a companhia e até comprem seus produtos, também expõem as marcas a uma enxurrada de críticas, que podem provocar danos graves à reputação. Portanto, é indispensável estar atento para lidar melhor com as situações adversas no ambiente virtual. Abaixo, seguem algumas dicas para cuidar da reputação da marca.

1 Não  subestimar  o  poder  da  internet.  Um simples deslize pode se tornar público em questão de segundos, e as pessoas irão se posicionar sobre o assunto perante outros milhares de pessoas. O processo de formação de opinião mudou. Quem dita as regras são as pessoas comuns.

2 Transparência nunca foi tão importante. Realizar negócios da maneira tradicional, com base nas regras pré-internet, pode ocasionar grandes problemas neste novo cenário. Entramos na era do diálogo em tempo real e da colaboração. As pessoas nunca estiveram tão atentas ao que sua marca está fazendo.

3 Estar sempre presente. Manter um relacionamento estabelecido com os usuários, facilita a resolução de problemas.

4 Monitorar  a marca, o tempo  todo. Usufruir das ferramentas que a internet disponibiliza traz muitas responsabilidades. O monitoramento da marca é uma delas. Além de ajudar a prevenir que algo prejudicial se espalhe pela rede, também pode ajudar a detectar inúmeras oportunidades.

5 Falar a verdade.   Quando um problema surge, comunicar-se com os internautas dizendo que desconhece a origem do  problema e  que  vai  apurar  e  divulgar  os  motivos, é melhor  do  que  manter-se  calada.  É  uma  maneira de não gerar mais especulações.  Resolvido o problema, informar o  que a empresa está fazendo para que o ocorrido não se repita.

6 Planejar. A grande falha de muitas empresas é não ter uma estratégia pronta para resolver problemas na internet. Se as diretrizes para resolver problemas online estiverem bem estabelecidas, dá pra partir logo à ação.

BlogBlogs.Com.Br