segunda-feira, 11 de julho de 2011

6 ameaças à sua marca no ambiente digital


Por MARIO TEIXEIRA
Após postar sobre as estratégias de web marketing, resolvi também comentar sobre as "ameaças"  que podem provocar danos graves à sua reputação no ambiente virtual.

Ao mesmo tempo em que a internet amplia a visibilidade das empresas, dando oportunidade para que as pessoas conheçam mais sobre a companhia e até comprem seus produtos, também expõem as marcas a uma enxurrada de críticas, que podem provocar danos graves à reputação. Portanto, é indispensável estar atento para lidar melhor com as situações adversas no ambiente virtual. Abaixo, seguem algumas dicas para cuidar da reputação da marca.

1 Não  subestimar  o  poder  da  internet.  Um simples deslize pode se tornar público em questão de segundos, e as pessoas irão se posicionar sobre o assunto perante outros milhares de pessoas. O processo de formação de opinião mudou. Quem dita as regras são as pessoas comuns.

2 Transparência nunca foi tão importante. Realizar negócios da maneira tradicional, com base nas regras pré-internet, pode ocasionar grandes problemas neste novo cenário. Entramos na era do diálogo em tempo real e da colaboração. As pessoas nunca estiveram tão atentas ao que sua marca está fazendo.

3 Estar sempre presente. Manter um relacionamento estabelecido com os usuários, facilita a resolução de problemas.

4 Monitorar  a marca, o tempo  todo. Usufruir das ferramentas que a internet disponibiliza traz muitas responsabilidades. O monitoramento da marca é uma delas. Além de ajudar a prevenir que algo prejudicial se espalhe pela rede, também pode ajudar a detectar inúmeras oportunidades.

5 Falar a verdade.   Quando um problema surge, comunicar-se com os internautas dizendo que desconhece a origem do  problema e  que  vai  apurar  e  divulgar  os  motivos, é melhor  do  que  manter-se  calada.  É  uma  maneira de não gerar mais especulações.  Resolvido o problema, informar o  que a empresa está fazendo para que o ocorrido não se repita.

6 Planejar. A grande falha de muitas empresas é não ter uma estratégia pronta para resolver problemas na internet. Se as diretrizes para resolver problemas online estiverem bem estabelecidas, dá pra partir logo à ação.

O MARKETING DIGITAL COMO ESTRATÉGIA PARA VENDA NO SETOR IMOBILIÁRIO



Por Mario Teixeira.


O uso da internet como ferramenta de trabalho e seu uso  como meio de realização de negócios é novidade e  ainda está em desenvolvimento. "É o que podemos constatar analisando alguns sites de imobiliárias e empresas do ramo"


Saber como se diferenciar na rede, tornar o ambiente seguro que transmita confiabilidade, usar os vários tipos de ferramentas que nela estão disponíveis como blogs, podcasts, RSS, redes sociais e, como se relacionar para agregar mais clientes é imprescindível.


 É importante definir objetivos, segmentar o mercado de atuação, definir os vários tipos de clientes tudo isso para ajudar a maximizar os resultados.

Vejamos, quanto à segmentação do mercado podemos estabelecer:
·       Dos negócios de terceiros (imóveis novos e usados)
·       Dos loteamentos (Incorporações, colonizações, assentamentos)
·    Dos lançamentos (Incorporações de empreendimentos residenciais-comerciais-industriais-não-residenciais)

Podendo ainda se subdividir por formas de financiamentos, como exemplo: financiados pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação), SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), e outros.  

" Essa segmentação pode melhorar a  experiência do cliente  nas páginas do seus negócios", 

Muitas empresas lançam suas estratégias de marketing via internet focalizando potenciais clientes. Na verdade focalizar diferentes clientes tem um maior e profundo impacto no sucesso geral da estratégia de marketing na internet adotada.

As vendas em geral aumentam por várias razões ao se focalizar vários desses clientes:
·        Clientes ativos para promover mais negócios.
·        Imprensa para incentivar publicidade positiva.
·        Consultores para promover propaganda boca a boca positiva.
·        Concorrentes, para acompanhar suas ofertas.
·        Empregados com melhor capacitação para vendas. 

Muitos crêem que o objetivo do marketing seja maximizar as vendas. Esta definição está totalmente equivocada, sendo que o verdadeiro objetivo de marketing é maximizar os lucros; assim, um plano completo de marketing via internet deveria enfocar três objetivos:
·      Aumentar as vendas.
·      Diminuir o custo de se fazer negócios.
·      Ampliar a comunicação com todos os clientes, para alcançar os objetivos anteriores.

O marketing digital cresce a cada dia e as empresas imobiliárias e os profissionais desta área devem estar atentos às necessidades que seus sites têm de ter, como acrescentar nomes de clientes formadores de opinião, depoimentos, eventos, dicas que sejam importantes; outra facilidade desenvolvida para os usuários pode ser a inclusão de links para a página do FGTS na CEF (Caixa Econômica Federal), para os empreendimentos que estão dentro das condições de preço para sua utilização, instigando assim o cliente a retornar ao seu site, devem estar cientes também da responsabilidades a ser assumida, tanto quanto ao uso dessa tecnologia como a responsabilidade perante o usuário.

Com isso a empresa garante visibilidade e crescimento da rede de canais de contato com o mercado e o consumidor final.


No próximo post, comentarei as  "Ameaças à sua marca no ambiente digital".




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