Por MARIO TEIXEIRA
Após postar sobre as estratégias de web marketing, resolvi também comentar sobre as "ameaças" que podem provocar danos graves à sua reputação no ambiente virtual.
Ao mesmo tempo em que a internet amplia a
visibilidade das empresas, dando oportunidade para que as pessoas conheçam mais
sobre a companhia e até comprem seus produtos, também expõem as marcas a uma
enxurrada de críticas, que podem provocar danos graves à reputação. Portanto, é
indispensável estar atento para lidar melhor com as situações adversas no
ambiente virtual. Abaixo, seguem algumas dicas para cuidar da reputação da marca.
1 Não subestimar
o poder da
internet. Um simples deslize
pode se tornar público em questão de segundos, e as pessoas irão se posicionar sobre
o assunto perante outros milhares de pessoas. O processo de formação de opinião
mudou. Quem dita as regras são as pessoas comuns.
2 Transparência nunca foi tão importante. Realizar negócios da maneira tradicional, com base nas
regras pré-internet, pode ocasionar grandes problemas neste novo cenário. Entramos
na era do diálogo em tempo real e da colaboração. As pessoas nunca estiveram tão
atentas ao que sua marca está fazendo.
3 Estar sempre presente. Manter um relacionamento estabelecido com os usuários, facilita a resolução de problemas.
3 Estar sempre presente. Manter um relacionamento estabelecido com os usuários, facilita a resolução de problemas.
4 Monitorar a
marca, o tempo todo. Usufruir das ferramentas que a internet
disponibiliza traz muitas responsabilidades. O monitoramento da marca é uma
delas. Além de ajudar a prevenir que algo prejudicial se espalhe pela rede, também
pode ajudar a detectar inúmeras oportunidades.
5 Falar a verdade. Quando um problema surge, comunicar-se com os internautas dizendo que desconhece a origem do problema e que vai apurar e divulgar os motivos, é melhor do que manter-se calada. É uma maneira de não gerar mais especulações. Resolvido o problema, informar o que a empresa está fazendo para que o ocorrido não se repita.
6 Planejar. A grande falha de muitas empresas é não ter uma estratégia pronta para resolver problemas na internet. Se as diretrizes para resolver problemas online estiverem bem estabelecidas, dá pra partir logo à ação.