Por Mario Teixeira.
O uso da internet como ferramenta de
trabalho e seu uso como meio de
realização de negócios é novidade e ainda está em desenvolvimento. "É
o que podemos constatar analisando alguns sites de imobiliárias e empresas do
ramo".
Saber como
se diferenciar na rede, tornar o ambiente seguro que transmita confiabilidade,
usar os vários tipos de ferramentas que nela estão disponíveis como blogs,
podcasts, RSS, redes sociais e, como se relacionar para agregar mais clientes é
imprescindível.
É importante definir objetivos, segmentar o mercado de atuação,
definir os vários tipos de clientes tudo isso para ajudar a maximizar os
resultados.
Vejamos,
quanto à segmentação do mercado podemos
estabelecer:
· Dos negócios de terceiros (imóveis novos e usados)
· Dos loteamentos (Incorporações, colonizações, assentamentos)
· Dos lançamentos (Incorporações de empreendimentos
residenciais-comerciais-industriais-não-residenciais)
Podendo
ainda se subdividir por formas de financiamentos, como exemplo: financiados
pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação), SFI (Sistema de Financiamento
Imobiliário), pelo SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), e
outros.
"
Essa segmentação pode melhorar a experiência do cliente nas páginas
do seus negócios",
Muitas empresas lançam suas
estratégias de marketing via internet focalizando potenciais clientes. Na
verdade focalizar diferentes clientes tem um maior e profundo impacto no
sucesso geral da estratégia de marketing na internet adotada.
As vendas em geral aumentam
por várias razões ao se focalizar vários desses clientes:
· Clientes ativos para promover mais negócios.
· Imprensa para incentivar publicidade positiva.
· Consultores para promover propaganda boca a boca positiva.
· Concorrentes, para acompanhar suas ofertas.
· Empregados com melhor capacitação para vendas.
Muitos crêem que o objetivo
do marketing seja maximizar as vendas. Esta definição está totalmente
equivocada, sendo que o verdadeiro objetivo de marketing é maximizar os lucros;
assim, um plano completo de marketing via internet deveria enfocar três
objetivos:
· Aumentar as vendas.
· Diminuir o custo de se fazer negócios.
· Ampliar a comunicação com todos os clientes, para alcançar os
objetivos anteriores.
O
marketing digital cresce a cada dia e as empresas imobiliárias e os
profissionais desta área devem estar atentos às necessidades que seus sites têm
de ter, como acrescentar nomes de clientes formadores de opinião, depoimentos,
eventos, dicas que sejam importantes; outra facilidade desenvolvida para os
usuários pode ser a inclusão de links para a página do FGTS na CEF (Caixa
Econômica Federal), para os empreendimentos que estão dentro das condições de
preço para sua utilização, instigando assim o cliente a retornar ao seu site, devem estar cientes também da
responsabilidades a ser assumida, tanto quanto ao uso dessa tecnologia como a
responsabilidade perante o usuário.
Com isso a empresa garante visibilidade e
crescimento da rede de canais de contato com o mercado e o consumidor final.
No próximo post, comentarei as "Ameaças à sua marca no ambiente digital".